Formatar computador com sistema UEFI

vou ensinar hoje como formatar um computador/notebook utilizando um pendrive,para isso vamos criar um pendrive bootável utilizando o prompt de comando do windows (cmd). mais que poderá ser usado para formatar e instalar qualquer sistema operacional que utilize UEFI e tenha partição GPT


1. Habilitar UEFI
Essa etapa varia, naturalmente, de computador para computador. A maioria dos novos computadores (sejam notebooks, desktops ou servidores) vêm com os dois sistemas – BIOS e UEFI. E, por padrão, vêm com o BIOS habilitado para garantir compatibilidade com sistemas operacionais que ainda não suportem o novo UEFI.
No caso no meu ao acessar o Setup do notebook, desabilitei a opção “Legacy ROM” (também conhecida como BIOS) para forçar o sistema a entrar apenas com UEFI:

2. Preparar o pendrive USB
1º PASSO: Vá até o menu iniciar em pesquisa de programas e digite cmd em seguida execute-o como administrador, basta clicar com botão direito e executar como administrador.

2º PASSO: Digite diskpart e depois digite list volume para localizar seu pendrive:

3º PASSO: Agora apague o volume do pendrive. Sem isso, não é possível reformatá-lo como GPT. Execute, na sequência, select volume <volume-do-seu-pen-drive> e então delete volume override para apagar o volume

4º PASSO: Agora, para podermos criar nossa partição GPT, é preciso primeiramente converter o disco. Execute o comando convert gpt:.

5º PASSO: Agora podemos criar nossa partição. Ela deve ser primária e formatada como FAT32. Para isso, execute os comandos create partition primary e format fs=fat32 label=”nome que quer dar ao pendrive″ quick.

6º PASSO: Agora seu pendrive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO ou CD/DVD do Windows ou sistema operacional que escolher  para dentro de seu pendrive, dê o boot e divirta-se com seu novo computador.

7º PASSO: Se você possui o cd/dvd de instalação basta explorar o cd/dvd e copiar os arquivos, se você possui uma iso do sistema operacional , basta extrair a iso utilizando o winrar, direto para seu pendrive.

10º PASSO: Agora é so reiniciar o computador, ativar o boot no setup se caso ele não iniciar o pendrive automaticamente, procure como iniciar o boot para sua placa mãe , normalmente o setup abre apertado del ou f2  ai so colocar o computador para iniciar o boot por usb ou então o atalho para o boot é  f8 ou f12 mais pode variar de acordo com cada computador.

"Lembre-se o que parece banal pra você era mistério pra alguém"

Um comentário: