Formatar computador usando pendrive

vou ensinar hoje como formatar um computador/notebook utilizando um pendrive,para isso vamos criar um pendrive bootável utilizando o prompt de comando do windows (cmd). mais que poderá ser usado para formatar e instalar qualquer sistema operacional.



Preparar o pendrive USB

1º PASSO: Vá até o menu iniciar em pesquisa de programas e digite cmd em seguida execute-o como administrador, basta clicar com botão direito e executar como administrador.

2º PASSO: Com o pen drive conectado ao computador, no “Prompt de comandos”, digite diskpart e pressione Enter

3º PASSO:  Na janela que se abre, entre com o comando List Disk e aguarde até que os discos conectados ao computador sejam exibidos

4º PASSO: Agora, entre com o comando Select Disk seguido pelo número do disco (por exemplo, “Select Disk 2”). Geralmente o pen drive é o último disco da lista, mas vale a pena observar a coluna “Tam.” (tamanho) para identificar se o disco selecionado está correto:.

5º PASSO: Selecionado o disco, entre com o comando Clean para limpar o pendrive. Atenção: todos os dados serão excluídos

6º PASSO:  Execute o comando Create partition primary para criar uma nova partição primária. Após ser informado sobre o êxito da operação, entre com Active para ativar a partição criada.

7º PASSO: Para finalizar, resta formatar a nova partição e associá-la a uma letra, para que possa ser acessada facilmente pelo Windows Explorer. Para isso, entre com Format fs=fat32 quick e, em seguida quando processo terminar digite , Assign

8º PASSO: Entre com o comando Exit para finalizar o “DiskPart” e feche o “Prompt de comandos”. Agora o pen drive possui propriedades de boot. Por fim, basta copiar a instalação do Windows para dentro do pen drive

9º PASSO: Se você possui o cd/dvd de instalação basta explorar o cd/dvd e copiar os arquivos, se você possui uma iso do sistema operacional , basta extrair a iso utilizando o winrar, direto para seu pendrive.

10º PASSO: Agora é so reiniciar o computador, ativar o boot no setup se caso ele não iniciar o pendrive automaticamente, procure como iniciar o boot para sua placa mãe , normalmente o setup abre apertado del ou f2  ai so colocar o computador para iniciar o boot por usb ou então o atalho para o boot é  f8 ou f12 mais pode variar de acordo com cada computador.

           "Lembre-se o que parece banal pra você era mistério pra alguém"


0 comentários: